Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
03/02/26 - às 14:40
Compartilhe:
Guarapuava contará com cinco delegados na próxima edição da Teia Nacional de Pontos de Cultura. Os representantes foram definidos durante o Teia/Fórum Cultura Viva Paraná 2026, realizado entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, no câmpus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
O encontro reuniu Pontos e Pontões de Cultura de diversas regiões do Paraná e teve como foco a escolha dos delegados que irão representar o Estado na etapa nacional, marcada para acontecer em Aracruz (ES). Ao todo, 40 representantes foram eleitos no Paraná, sendo 12 da macrorregião Centro-Sul.
Entre esses, cinco são de Guarapuava. Na categoria de mulheres negras, foram escolhidas Elza de Farias, do Instituto dos Povos Negros de Guarapuava e Microrregião (IPONG), e Scheyla de Oliveira, do coletivo Conexão das Periferias. Na categoria geral, os eleitos foram Leunir Siqueira Duarte, do Centro de Tradições Gaúchas de Guarapuava; Rodrigo José Tereza, da Cia de Dança Magia das Ruas; e Rafael Edling, do Instituto Histórico e Geográfico de Guarapuava.
Durante o fórum também foi definida a nova Comissão Estadual dos Pontos de Cultura do Paraná. Representando a macrorregião Centro-Sul, Leunir Duarte e Elza de Farias passaram a integrar o grupo, responsável pela articulação dos Pontos de Cultura no Estado.
Os Fóruns e Teias fazem parte da Política Nacional de Cultura Viva e funcionam como espaços de debate, troca de experiências e participação social. A edição realizada em Guarapuava integra a preparação para o V Fórum Nacional de Pontos de Cultura e para a 6ª Teia Nacional, que tem como tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”.
