Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
13/02/26 - às 10:30
Compartilhe:
Os resultados da Avaliação de Fluência Leitora apontam avanço no desempenho dos estudantes da rede municipal de ensino de Guarapuava em 2025. O Índice de Fluência Leitora (IFL) atingiu 6,9 na etapa de saída do ano letivo, o maior valor registrado desde o início da série histórica. Em 2019, o índice era de 4,7, o que representa um aumento de 2,2 pontos no período analisado.
Os dados também indicam crescimento no percentual de estudantes classificados como leitores iniciantes e fluentes. Em 2019, esse grupo correspondia a 54% dos alunos avaliados. Em 2025, o índice chegou a 78%, indicando que a maioria dos estudantes atingiu níveis considerados adequados de leitura.
Outro indicador apresentado é a redução no número de alunos classificados como pré-leitores ao longo de 2025. No início do ano, esse grupo representava 38% dos estudantes avaliados, percentual que caiu para 15% na avaliação de saída. No mesmo período, a proporção de leitores fluentes passou de 8% para 38%, aumento de 30 pontos percentuais.
Na comparação com 2024, também foi registrada evolução. O IFL subiu de 6,0 para 6,9 em 2025. O percentual de leitores fluentes aumentou de 20% para 38%, enquanto o de leitores iniciantes diminuiu de 58% para 40%, indicando progressão dos estudantes para níveis mais avançados de fluência.
A participação dos alunos na avaliação permaneceu elevada. Em 2025, 97% dos estudantes participaram do processo, totalizando 2.501 alunos avaliados, número superior aos 2.348 registrados no ano anterior.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os resultados estão relacionados às estratégias pedagógicas adotadas na rede de ensino, incluindo ações voltadas ao fortalecimento da alfabetização. Entre elas, está o Projeto Alfabética Guarapuava, que envolve atividades voltadas aos alunos do 2º ano do ensino fundamental.
A secretária municipal de Educação, professora Rosana, afirmou que os resultados refletem o trabalho desenvolvido pelas equipes escolares ao longo do ano letivo e o acompanhamento das práticas pedagógicas voltadas à alfabetização.
