Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
19/01/26 - às 15:30
Compartilhe:
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a estratégia de vacinação contra o HPV com foco no resgate vacinal de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina. A medida segue orientação do Ministério da Saúde, conforme o Ofício Circular nº 471/2025/SVSA/MS, que autoriza, de forma excepcional e temporária, a imunização fora da faixa etária originalmente prevista no Calendário Nacional de Vacinação.
A ação tem como objetivo identificar ativamente pessoas não vacinadas, ampliar o acesso à imunização e intensificar as estratégias de proteção contra o vírus. Em Guarapuava, a estimativa é de que cerca de 2.100 jovens nessa faixa etária ainda não tenham iniciado o esquema vacinal contra o HPV, o que motivou a adoção de medidas específicas para alcançar esse público.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o período de vigência da estratégia ampliada segue até a Campanha de Vacinação nas Escolas, prevista para o primeiro semestre de 2026. Até lá, o município irá intensificar ações de busca ativa, vacinação extramuros, vacinação em escolas e estratégias de comunicação para conscientizar adolescentes, jovens e suas famílias sobre a importância da imunização.
Guilherme Cassemiro Dias, Chefe da Divisão de Vigilância Sanitária de Guarapuava, diz que a ampliação da vacinação é uma estratégia temporária e específica, com foco na identificação ativa dos não vacinados, ampliação do acesso à vacina e intensificação das ações de imunização. “A iniciativa reforça a importância da vacinação contra o HPV como estratégia fundamental de prevenção, considerando sua eficácia na proteção contra diversos tipos de câncer associados ao vírus, como câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe, além de outras doenças relacionadas ao HPV”, ressalta Guilherme.
A Divisão de Vigilância Epidemiológica já disponibilizou às Equipes de Saúde da Família (ESF) listas nominais das pessoas que ainda não receberam a vacina. Com esses dados, as equipes farão a busca ativa do público-alvo, entrando em contato direto para orientar e encaminhar os jovens aos pontos de vacinação.
A ampliação da estratégia foi motivada, principalmente, pela necessidade de elevar a cobertura vacinal, que nos últimos anos foi impactada por fatores como a baixa adesão do público adolescente à vacina. Esse cenário resultou na permanência de um grupo expressivo de jovens sem proteção contra o HPV.
O HPV é um vírus associado a diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe, além de outras doenças. A vacinação é considerada uma das formas mais eficazes de prevenção.
Com a intensificação das ações, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar significativamente a proteção da população jovem de Guarapuava, contribuindo para a redução de doenças relacionadas ao HPV e para o fortalecimento das políticas públicas de prevenção no município.
